Dispositivos de entrada

Os dispositivos de entrada codificam a informação que entra em dados, para que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Exempolos: teclados, ratos, touchpads, joystick, scanners, câmaras digitais e microfones.  

Designação Descrição Imagem
Teclado Os teclados são dispositivos que permitem digitar dados ou instruções para o computador. Existem vários tipos de teclados com mais ou menos funções e com teclas multimédia, permitindo o acesso mais fácil às aplicações.
Ratos Os ratos são dispositivos muito importantes pelas sua potencialidades de utilização nos sistemas operativos gráficos. Permitem deslocar no ecrã o ponteiro e realizar a introdução de ordens para o computador, através da emissão de sinais elétricos. Existem vários tipos de ratos com diferentes formas e botões associados a diversas funcionalidades, inclusive relacionadas co ma utilização de aplicações multimédia.
Touchpads Os touchpads são dispositivos que substituem os ratos nos computadores portáteis. A maioria dos touchpads atuais têm quase todas as funções que podem ser desempenhadas pelos ratos.
Joystick Os joysticks são dispositivos utilizados essencialmente para jogar. Podem assumir uma grande variedade de formas e funcionalidades, no entanto, podem ser utilizadas para controlar uma aplicação multimédia. 
Scanners Os scanners ou digitalizadores são dispositivos que permitem capturar e digitalizar, através de processos óticos, documentos impressos. Existem diferentes tipos de scanners e em diferentes formatos.
Câmara Digital

As câmaras digitais, fotográficas ou de vídeo, são dispositivos que captam imagens do exterior, através de uma objetiva, à semelhança das câmaras tradicionais. As webcams são câmaras digitais mais simples e de baixa resolução que capturam imagens dinâmicas ou estáticas diretamente para o computador.

Microfone Os microfones são dispositivos que podem assumir uma grande variedade de formas. Quando ligados a uma placa de som de um computador, permitem capturar os sons do meio ambiente. As câmaras digitais têm normalmente um microfone acoplado, para permitir capturar, em simultâneo, sons e imagens.